Um dos problemas mais frequentes com as correias sincronizadoras é o rompimento precoce das mesmas. Esse fato pode ser desencadeado devido a vários fatores, como por exemplo, o manuseio errado das correias sincronizadoras.
Para que o rompimento precoce das correias seja evitado é aconselhado que uma manutenção seja feita periodicamente, evitando possíveis problemas. O redimensionamento de acordo com a capacidade permitida também é aconselhável, caso contrário o peso sobrecarrega a correia e ela irá se romper.
Outra solução que é dada para as correias sincronizadoras é a retirada dos objetos e logo depois realizar a revisão e proteção das correias, além da substituição das polias. Uma das causas mais comuns para o rompimento precoce das correias sincronizadoras é o manuseio inadequado das polias, além do armazenamento inadequado.
Sujeira e objetos estranhos na transmissão também podem afetar na vida útil das correias sincronizadoras, para isso é preciso que uma limpeza seja feita de acordo com o acúmulo de detritos nas correias sincronizadoras. A utilização além do período indicado, causando um desgaste excessivo, também pode fazer com que as correias se rompam.
Para evitar que problemas aconteçam é bom saber qual tipo de correia está sendo utilizada no sistema, sempre lembrando que cada correia tem uma indicação para ser usada corretamente.