Verifique o alinhamento de suas correias em V

Embora o alinhamento não seja tão crítico nos acionamentos por correia em V quanto em outros, o alinhamento adequado é essencial para prolongar a vida útil da correia e da polia. Primeiro, verifique se os eixos de acionamento são paralelos. As causas mais comuns de desalinhamento são eixos não paralelos e roldanas localizadas incorretamente.

Onde os eixos não são paralelos, as correias de um lado são mais apertadas e puxam mais do que a parte da carga. Como resultado, essas correias desgastam-se mais rapidamente, exigindo que todo o conjunto seja substituído antes de oferecer o serviço máximo. Se houver desalinhamento na roldana, as correias entrarão e sairão das ranhuras em ângulo, causando cobertura excessiva da correia e desgaste da roldana.

O alinhamento do eixo pode ser verificado medindo a distância entre os eixos em três ou mais locais. Se as distâncias forem iguais, os eixos serão paralelos. Para verificar a localização das polias nos eixos, pode-se usar uma régua ou um pedaço de barbante. Se as polias estiverem alinhadas corretamente, a corda tocará nelas nos pontos indicados pelas setas no desenho anexo. Girar cada roldana meia rotação determinará se a polia está instável ou se o eixo de tração está dobrado.

Corrija qualquer desalinhamento. Com as polias alinhadas, aperte os parafusos de maneira uniforme e progressiva. Aplique o torque recomendado aos parafusos.