A manutenção preventiva é definida como inspeções, testes, serviços, substituições, reparos e outras tarefas programadas regularmente, destinadas a ajudar a reduzir o impacto e a frequência de falhas no equipamento. Isso inclui manutenção preventiva programada, manutenção preditiva e atividades de inspeção.
Os objetivos de um programa de manutenção preventiva são:
- Identificar ações de manutenção em equipamentos importantes e incorporar às atividades do programa de manutenção preventiva que resultam no maior benefício dentro do orçamento disponível.
- Minimizar a manutenção corretiva e de avarias, mantendo condições satisfatórias do equipamento e melhorar a confiabilidade da planta.
Um programa de manutenção preventiva deve ser bem definido, revisado periodicamente e ajustado conforme necessário. Para ajudar a garantir a implementação adequada, os procedimentos devem ser escritos com detalhes suficientes para cada peça de equipamento do programa.
Por que a manutenção preventiva é importante?
O objetivo da manutenção preventiva é tentar manter o equipamento em ótimas condições de trabalho e ajudar a evitar qualquer tempo de inatividade não planejado devido a falhas. Como os componentes começam a se desgastar com o tempo, a substituição de itens antes da falha pode custar muito menos do que as possíveis consequências da falha durante o serviço. Algumas pessoas veem a manutenção como uma despesa e, muitas vezes, pode ser um dos primeiros departamentos a sofrer cortes durante tempos difíceis, no entanto, isso é muito falso. Evitar a ocorrência de problemas quase sempre será muito menor do que os custos que você sofrerá devido a falhas reais.