Velocidade das Correias Transportadoras

As correias transportadoras são dos mais antigos equipamentos utilizados para transporte de materiais. Na indústria desempenha importante papel no transporte de matéria prima em linhas de produção ou mesmo como transportador de produto para o sistema logístico, de estocagem e transporte.

No entanto alguns fatores são de estrema importância na definição de todo o sistema. No último artigo vimos a importância do cálculo de transporte para produtos granulares, dispersos sobre as correias, como minério de ferro, por exemplo. 

Além desse cálculo, a velocidade de transporte da correia é de extrema importância, levando em conta a segurança no ambiente de trabalho e proteção com a carga transportada.

A velocidade da Correia Transportadora é determinada basicamente seguindo as características do material transportado e da largura da correia. 

Se o material a ser transportado for frágil, irá limitar a velocidade de transporte, minimizando o desgaste de roletes e da própria correia. No caso de transporte de material seco e granular existe a necessidade também de uma baixa velocidade a fim de reduzir a geração de pó e perda de material.

No caso de materiais pontiagudos deve-se optar por velocidades moderadas para reduzir o atrito e o contato, que podem prejudicar a superfície das correias e das calhas transportadoras. A utilização de velocidades maiores permite a redução da largura das correias transportadoras, porém aumenta o desgaste da mesma.

Entre em contato com a Bormax e conheça mais sobre toda nossa linha de correias transportadoras.