Variação de operação das correias transportadoras

As correias transportadoras também são classificadas em função da forma como operam. Essa forma de classificação vai além do formato da correia, ou de outras classificações existentes, sendo diretamente inerente ao formato que ela opera, independentemente do formato fabricado.

Dentre esse tipo de classificação encontramos as seguintes classes:

Correias Planas: São correias que operam sem abaulamento. Podem corresponder às correias transportadoras mostradas na Figura 7, posições 1 a 8, pois que algumas destas configurações podem operar com abaulamento. Tipo de correias muito útil no transporte de certo tipo de produtos como, por exemplo, embalagens.

Correias Abauladas: São correias que operam com a sua secção transversal de forma abaulada, podendo esta ser conseguida com várias configurações, como se mostra na Figura 14. O ângulo de abaulamento – também designado por ângulo de cava é variável e adequado ao tipo de materiais a transportar. Com esta configuração obtém-se uma maior capacidade de carga, com menores riscos de projeção dos materiais transportados.

Correias em U: As correias deste tipo operam com a sua secção transversal em forma de U; podemos dizer que é um tipo particular de abaulamento. A largura do U representa, geralmente, metade ou um terço da largura de correia.

No próximo artigo daremos continuidade à apresentação das classificações das correias industriais quanto à sua forma de aplicação.

A Bormax conta com um amplo estoque de correias industriais a pronta entrega. Entre em contato conosco e conheça toda nossa linha de suprimentos industriais.