Vantagens na substituição das múltiplas correias em V

Vantagens na substituição das múltiplas correias em V

A indústria vem sofrendo uma revolução em seus métodos produtivos, com a inserção de tecnologia em vários de seus processos. A inteligência artificial, amparada por sensores e pela robótica tem demandado alterações em várias etapas dos processos existentes. No entanto, muitos dos procedimentos ainda continuam ocorrendo da mesma forma há décadas, intocáveis, seja pela sua eficiência ou pelos hábitos dos profissionais envolvidos em suas operações.

Muitos desses procedimentos, no entanto podem ser responsáveis por perdas evitáveis, justamente por serem praticados há muito tempo, em uma época onde algumas soluções ainda não eram disponíveis. Muitos desses casos ocorrem em sistemas de transmissão de força.

As correias em V estão dentre os itens mais utilizados pela indústria ao longo de décadas. Sua facilidade de instalação e adequação a diferentes necessidades lhe garantiram um lugar cativo em praticamente todo modelo industrial. Em casos onde a força exigida é maior que a capacidade da correia, ocorre a instalação de polias com múltiplos sulcos, onde um conjunto de correias similares são instaladas com o objetivo de aumento da capacidade de carga.

O problema ocorre porque as correias, apesar de funcionarem impulsionadas por um mesmo eixo, se comportam de maneira diferente, ainda que sejam utilizadas correias de mesma marca e modelo. O nível de estiramento, as folgas e desgastes ocorrem de forma diferente em cada uma delas, provocando danos em todo o sistema.

Continuaremos no próximo artigo.