No último post falamos um pouco sobre os principais tipos de polias, hoje traremos algumas utilizações dessas peças, presentes em nosso dia a dia.
1. Elevadores
Uma das aplicações mais comuns de um mecanismo de polia no domínio da engenharia está na construção de elevadores. Esses equipamentos fazem o uso de cordas de alta resistência que ajudam a movê-lo para cima e para baixo conforme a necessidade do usuário. Na ausência de uma polia, é necessário um arranjo complexo de motores pesados para puxar os cabos e, assim, fazer com que o elevador se mova, por isso, a preferência pelas tais.
2. Equipamentos de Exercício
Vários equipamentos de ginástica e exercícios consistem em uma corda que é presa com pesos em uma extremidade, enquanto a outra extremidade da corda passa pela polia e é entregue ao usuário. Quando o usuário puxa a ponta livre da corda, a força é transferida para o seu corpo, ajudando-o a fortalecer os músculos. A maioria das máquinas de cabo usadas em centros de treinamento atlético, por exemplo, emprega um arranjo de cabo-polia e são geralmente chamadas de máquinas de polia.
3. Equipamentos de Construção
Um mecanismo de polia ajuda a levantar objetos pesados com muito mais facilidade em comparação com o levantamento manual do peso. Por isso, é mais frequentemente utilizado em equipamentos de construção que exigem o levantamento e despejo de objetos pesados e volumosos. Algumas das máquinas que fazem uso desse mecanismo são os guindastes, equipamentos de arma, um pátio e equipamentos de estada por exemplo.
4. Persianas
As cortinas usadas em uma janela se movem para cima e para baixo com muita suavidade. Uma máquina de polia simples é usada para servir ao propósito. O cordão da persiana é preso à roda do eixo de uma polia. Assim, quando a corda é puxada, a polia faz com que as persianas subam.
A Bormax traz soluções para você através de uma vasta linha de produtos, dentre ela estão as melhores polias do mercado, com qualidade garantida. Fale com um de nossos atendentes e adquira já a sua!