É difícil imaginar um tempo antes que as correias transportadoras estivessem disponíveis para tornar a produção e o transporte mais eficientes. Vamos dar uma olhada de onde vêm as correias transportadoras, como elas mudaram e como pode ser o futuro das tais.
Embora não confirmado, muitos acreditam que a primeira correia transportadora apareceu por volta do final dos anos 1700 até o início dos anos 1800. As primeiras esteiras transportadoras foram construídas com madeira e couro e operadas manualmente. Naquela época, as esteiras eram usadas predominantemente em ambientes agrícolas para movimentar os produtos com mais facilidade. A Revolução Industrial trouxe consigo esteiras transportadoras movidas a vapor, eliminando grande parte do trabalho manual da operação da esteira.
Depois que Charles Goodyear patenteou a borracha vulcanizada em 1844, as correias transportadoras viram outra mudança significativa na capacidade de produção. A borracha vulcanizada era mais durável e resistente ao calor, tornando-a ideal. As correias de aço surgiram em 1902, e as correias transportadoras subterrâneas seguiram logo depois, em 1905.
Uma vez que Henry Ford usou um sistema de correia transportadora em sua linha de montagem em 1913, as correias começaram a ganhar muito mais atenção. Mudanças e desenvolvimentos vieram em espadas. Em 1970, chegou a primeira esteira transportadora de plástico.
1. O Presente
Correias transportadoras estão sendo constantemente ajustadas, refinadas e redesenhadas nos dias atuais. À medida que a tecnologia se torna mais inteligente, o campo de produção continua a encontrar novas maneiras de fazer com que os métodos antigos funcionem ainda melhor. As correias transportadoras não são exceção. Muitas indústrias implementaram esteiras transportadoras equipadas com tecnologia inteligente , permitindo que a esteira “fale” com outras partes da linha de produção. As esteiras transportadoras inteligentes são equipadas com a capacidade de enviar alertas durante um mau funcionamento ou quebra, variar sua velocidade em horários pré-programados e iniciar e parar automaticamente.
Correias transportadoras ecologicamente corretas – como aquelas alimentadas por energia solar ou fabricadas com material reciclado – também tiveram um aumento nos últimos anos.
2. O Futuro
Embora a tecnologia inteligente e outros avanços modernos quase certamente continuem a desempenhar um papel importante na evolução das correias transportadoras, as correias transportadoras tradicionais sempre terão um lugar na produção e no transporte. Nem todos os setores têm a necessidade — ou orçamento — de programar a tecnologia de uma correia transportadora computadorizada em sua linha de produção já eficiente.
A Bormax está presente no mercado há mais de 30 anos, sempre inovando e buscando atender às necessidades de nossos clientes. Temos uma linha completa de correias para as mais diversas aplicações, para saber mais, fale conosco!