As correias em v são os conectores flexíveis de maior utilização na indústria. Servem para transmitir potência entre eixos através do abraçamento de duas ou mais polias.
As correias em v são elementos de máquinas destinados a transmitir movimento e potência, quando a distância entre os eixos condutor e conduzido for muito grande, de forma que a transmissão por contato direto torne-se impossível ou antieconômica.
A correia em v consiste de uma estrutura de fio, base e lona, com características de grande resistência e flexibilidade destinadas a transmitir potência. A força é transmitida da polia para a correia e da correia para a polia por meio de aderência entre as superfícies. Nas correias em V temos o efeito de cunha e a força radial é transmitida por meio das faces da correia.
Para cobrir a larga variedade de transmissões em que as correias em V são empregadas, elas são fabricadas em 5 diferentes secções transversais.
A facilidade de instalação, aliado a flexibilidade de suas aplicações fazem das correias em v as mais comuns dentre os mais diversos campos da indústria. Sua facilidade se dá pela utilização de polias mais simples. No entanto, a aparente simplicidade pode levar ao engano, com a falta dos devidos cálculos e escolha do perfil correto a ser utilizado.
A Bormax conta com consultores especializados para lhe dar suporte sobre as melhores formas de transmissão de potência em função de suas necessidades. Entre em contato conosco e saiba mais.