Existem muitos tipos de mangueiras industriais, todas projetadas para uma determinada aplicação ou várias aplicações relacionadas. Quando se utiliza as terminações adequadas na mangueira para dada aplicação, a vida útil da mangueira se estende.
As mangueiras lonadas possuem alguns tipos de terminais possíveis.
1 – Retos: A mangueira tem o diâmetro das extremidades igual ao de seu corpo.
2 - Com Punhos: A mangueira apresenta as extremidades com diâmetro interno maior ao de seu corpo, para acoplamento a condutos metálicos através de braçadeiras.
3 - Flanges Full Face: Os Flanges são vulcanizados na mangueira de forma que os mesmos ficam totalmente revestidos de borracha isolando o flange de possíveis desgastes gerados por ataques químicos ou de elementos abrasivos. Flanges conforme ANSI B16.5 150# ou 300#. Para outras normas ou sob desenho consultar a Gates.
4 – Niples: Os niples são fixados nas mangueiras no processo de fabricação e podem roscados.
5 - Niples e Flanges: Os Niples são fixados nas mangueiras no processo de fabricação e os Flanges podem ser rosqueados ou soldados nos Niples. Indicados para transferência de derivados de petróleo e outros insumos em portos, terminais de soja, e fábricas de fertilizantes. Flanges conforme ANSI B16.5 150# ou 300#. Para outras normas ou sob desenho consultar a Gates.