Em nosso último artigo, vimos um pouco sobre alguns tipos de mangueiras industriais, continuando o assunto, hoje veremos outras 4 categorias desse componente:
-As mangueiras de vapor:
São usadas em refinarias e várias fábricas para aquecimento, limpeza e descongelamento de canos. Os materiais comuns para tubos são o monômero de etileno propileno dieno (EPDM- sigla do inglês “ethylene propylene diene monomer”), seguido de perto por clorobutila. Como a segurança é um fator chave em mangueiras de vapor, a classificação de ruptura deve ser no mínimo 10: 1; isso significa que uma classificação de ruptura da mangueira de vapor de 250 PSI deve ser de 2.500 ou mais.
-As mangueiras de sucção e descarga de água:
São geralmente encontradas nas indústrias de construção, tratamento de água e aluguel de equipamentos. Os compostos de borracha para essas mangueiras são EPDM (sigla mencionada anteriormente) ou estireno-butadieno, sendo normalmente classificados com 150 PSI para até 12 ”ID (ou maior). O PVC também é utilizado algumas vezes nessas indústrias. As principais diferenças entre uma mangueira de borracha e uma mangueira S&D feita de PVC, ambas de água, são as classificações de pressão e de temperatura, além dos preços.
-As mangueiras de duto:
As mangueiras de dutos são frequentemente encontradas no movimento de ar, coleta de folhas e de poeira, exaustão, manuseio de materiais e remoção de vapores tóxicos. Os tamanhos dessas mangueiras variam até 36 ”e são normalmente categorizados por material e aplicação. A mangueira para dutos tem uma grande variedade de opções disponíveis de acordo com cada aplicação. Pode até haver revestimentos de proteção adicionados à essas mangueiras para resistência à abrasão, à chamas ou para dissipação de estática. Para aplicações de alta temperatura, pode-se usar alumínio, aço inoxidável, fibra de vidro ou silicone.
Existem dois tipos únicos de mangueiras de dutos:
-Dutos eletricamente condutores: Tem negro de fumo integrado ao material e são particularmente exclusivos pois podem haver várias opções de aterramento, o que ajudará a evitar a ignição de materiais combustíveis.
-Dutos de tecido: São muito populares e usados em uma variedade de aplicações, com dezenas de especificações disponíveis. As aplicações mais comuns são: fluxo de ar, alta temperatura, fumos, produtos químicos e gases. Eles também podem ser usados em ventilação agrícola e automotiva, juntamente com aplicações que requerem dutos retardadores de chamas, e serem fabricados em formas antiestáticas e eletricamente condutoras, bem como com uma hélice de aço inoxidável, o que os tornam aceitáveis para o uso em aplicações alimentícias e farmacêuticas.
A Bormax conta com ótimas parcerias que oferecem produtos de qualidade e confiança, como é o caso da empresa Kanaflex, a qual disponibiliza mangueiras destinadas as mais variadas aplicações industriais, para saber mais fale conosco!