Tipos de correias transportadoras

As correias transportadoras são comparadas aos meios de transporte, tamanha sua importância em algumas aplicações específicas. No entanto, como em qualquer outra solução industrial, é necessária uma criteriosa análise sobre a aplicação desejada para a correta decisão sobre o tipo de correia a ser utilizada.

Quanto ao tipo, as correias transportadoras se apresentam nas seguintes variações:

Correias transportadoras lisas: São correias transportadoras que possuem as superfícies dos revestimentos lisas. Este tipo de correias opera em modo plano, abaulado, em U ou em tubular. As correias que operam em modo plano ou abaulado normalmente não excedem inclinações de 20º. As correias em U e as correias tubulares não excedem ângulos de 35º. 

Correias com Nervuras, Travessas ou Bordos de Contenção: São correias transportadoras que possuem nervuras, travessas ou bordos de contenção, de modo a facilitar o transporte dos materiais, a evitar o retorno ou mesmo perda dos materiais transportados e aumentar a capacidade de carga. Operam com ângulos de inclinação compreendidos entre 35º e 45º. 

Correias em Sanduíche É um conjunto de duas correias que operam paralelamente, sendo o material a transportar conduzido entre elas. Operam também com elevados ângulos de inclinação (65º a 90º) e podem considerar-se um tipo particular de correias elevadoras. 

Correias Elevadoras As correias elevadoras mais utilizadas são as de alcatruzes. São correias que operam quase verticalmente, normalmente com ângulos de inclinação superiores a 85º. 

Correias Deslizantes Em muitas operações de transporte é de toda a vantagem reduzir-se o atrito entre a correia transportadora e o elemento ou elemento de suporte. Neste caso, não existe qualquer revestimento de borracha na contra face e a correia apresenta tela à vista.