Tensionamento de correias Gates

Tensionamento de correias Gates

Em um ambiente tão competitivo, onde a busca pela redução de custos é uma busca constante, a manutenção e consequente redução de custos com suprimentos industriais é uma das preocupações permanentes nos centros de manutenção das indústrias.

As correias Gates estão presentes em todos os segmentos da indústria, seja pela sua grande linha de produtos, com itens exclusivos, ou pela qualidade reconhecida mundialmente.

Mas para que essa qualidade tenha efeito prático em sua linha de produção algumas observações se fazem necessárias a fim de otimizar os benefícios das correias Gates, assim como aumentar ao máximo sua vida útil.

As correias Gates são fabricadas para oferecerem durabilidade superior, mas, na maioria dos casos onde isso não ocorre, esse fato está ligado a falta de observação de critérios corretos de instalação assim como de operação.

Um dos problemas que mais interfere no máximo aproveitamento das características das correias Gates diz respeito ao tensionamento. A aplicação de tensões incorretas nas correias Gates é responsávelpor muitos dos problemas relacionados a desgaste acentuado ou mesmo pelo rompimento prematuro das correias.

Existem protocolos e procedimentos específicos para a correta instalação de uma correia, evitando danos ao produto e garantindo o melhor aproveitamento possível de todos os benefícios das correias Gates. No próximo texto abordaremos os procedimentos corretos para a instalação das correias Gates, evitando problemas de tensionamento incorreto.