Como já citado em diversos artigos a correta instalação e manutenção nos sistemas que utilizam as correias Gates é de vital importância para a maior vida útil de todos os componentes envolvidos no sistema além de uma considerável redução no consumo de energia.
Após a instalação das Correias Gates é recomendado um procedimento de manutenção preventiva junto ao sistema. Ao iniciar o trabalho com novas correias Gates existe um processo natural de acomodação das correias junto ao sistema. Desse modo recomendamos que:
Após a instalação de novas correias Gates em um sistema, deixe que o mesmo trabalhe normalmente por algumas horas. Após esse período deve-se parar o sistema, fazer uma inspeção e refazer o tensionamento das correias em V conforme padrões recomendados.
Nas primeiras horas de trabalho ocorre uma acomodação natural das correias nas polias, em conjunto com o restante do sistema, além da correção de pequenas diferenças de comprimento.
Esse cuidado promove uma redução considerável nas paradas futuras para manutenção evitando um “escorregamento” excessivo ao longo da vida útil da correia no sistema em questão. Consequentemente pode-se observar um considerável ganho de produtividade além do aumento da vida útil das correias Gates.