Sintomas de desgaste da correia - Parte 2

Sintomas de desgaste da correia - Parte 2

Nesse post daremos continuação ao assunto sobre os problemas causados em correias . Além daqueles que já foram mencionados temos:

 

6. DESGASTE IRREGULAR DA COSTELA

Aparência:

Desgaste mais intenso em uma costela do que nas outras ou em uma  que exibe um padrão de desgaste diferente das outras. Um barulho de batida ou trituração também pode ser ouvido.

Causa 

Um objeto estranho - como uma pedra - na polia causará um desgaste irregular, podendo cortar a correia e quebrar os cabos de tração. É provável que os carros em que estejam faltando o escudo de proteção do motor tenham esse problema.

Solução

Substitua a correia e certifique-se de que a nova funcione em polias perfeitas. Instale também um escudo de proteção do motor.

 

7. PENETRAÇÃO DE CASCALHO

Aparência:

Pequenos furos de alfinetes são visíveis na parte de trás da correia. Saliências podem ser visíveis e o tecido ao redor dos orifícios pode estar desgastado.

Causa:

Cascalho granular ou cascalho de seixo está preso entre a (s) ranhura (s) da correia e a (s) crista (s) da polia. É provável que os carros em que estejam faltando os escudos de proteção do motor tenham esse problema.

Solução:

Verifique todo o acionamento e, em seguida, substitua por uma correia Gates Micro-V ® , a qual é retificada com precisão na fábrica para um melhor ajuste da polia. Certifique-se também de que a nova correia funcione em polias perfeitas, além de instalar um escudo de proteção do motor.

 

8. COSTELAS EXTERNAS DANIFICADAS

Aparência:

as paredes laterais da correia podem parecer vitrificadas ou o fio da borda pode ficar desgastado e as costelas removidas. Pode-se resultar em um ruído perceptível. Em casos graves, a correia pode ser puxada para o acionamento da correia dentada, causando danos catastróficos ao motor.

Causa:

o desalinhamento da polia é uma causa comum de falha prematura da correia, a qual é forçada a dobrar ou torcer durante o funcionamento, causando um desgaste prematuro.

Solução:

Substitua a correia e certifique-se de realinhar as polias, verificando se as tais, além de seus eixos e suportes, não estão dobrados ou quebrados.

 

9. CONTAMINAÇÃO DE ÓLEO

Aparência:

a superfície da correia é escamosa, pegajosa ou inchada.

Causa:

óleo e graxa são os piores inimigos de um composto de borracha, enfraquecendo as suas ligações e tornando a correia macia e esponjosa a qual eventualmente escorregará, criará calor e falhará.

Solução:

Elimine fontes de contaminação por óleo, graxa ou química. Substitua a correia e não use sprays nesse componente.

 

10. CORREIA QUEBRADA

Aparência:

A correia está quebrada.

Causa:

Um grande objeto estranho entre a correia e a polia pode cortar a correia e quebrar os cabos de tração. A ruptura por tração pode ocorrer, mas passa despercebida quando a correia é forçada durante a instalação. Outras causas possíveis podem ser cargas de choque severas ou uma polia e / ou um acessório bloqueado.

Solução:

verifique cuidadosamente todos os componentes da unidade quanto a objetos estranhos ou danos e lembre-se que todas as polias devem girar livremente. Substitua a correia e certifique-se de não forçar a nova substituta na transmissão com ferramentas inadequadas.

 

11. RUÍDO DA CORREIA

Aparência:

Chilrear, guinchar, bater, tique-taque ou rangido vindo da correia.

Solução:

Leia nossas diretrizes para diagnosticar corretamente o ruído de acionamento da correia acessória e eliminar de vez a causa do problema.

 

12. PERDA DE MATERIAL - CORREIAS EPDM

Aparência:

as correias feitas de um material conhecido como cloropreno apresentam sinais tradicionais de desgaste (rachaduras, pedaços, separação de costelas, etc.). As correias de EPDM não exibem necessariamente esses sintomas, embora possam estar em falha ou perto de falhar, pois grande parte do material de borracha se desgastou.

Causa:

o EPDM é mais forte, adequado para uma ampla gama de temperaturas extremas e é mais durável. As correias EPDM perdem gradualmente o material de borracha - semelhante ao desgaste dos pneus.

Solução:

A inspeção visual ainda é uma boa ideia, mas não procure apenas os sinais tradicionais de desgaste. Observe atentamente as nervuras da correia para detectar uma correia EPDM que está perto de falhar.

Para todos os problemas citados acima, a Bormax apresenta uma solução, trabalhando sempre com produtos de qualidade e confiança garantida, proporcionados por grandes parcerias internacionais!

Para mais detalhes, entre em contato conosco.