Vamos listar aqui as possíveis causas de rompimento das correias sincronizadoras e também as soluções para que este problema seja resolvido. Vale lembrar que ficar atento aos sinais de desgaste das correias sincronizadoras são melhores do que qualquer reparo e mais barato, caso preciso consertar as correias.
A primeira causa possível de rompimento das correias sincronizadoras na maioria das vezes é devido a uma elevada carga de choque que ela está suportando, ou seja, o peso que ela transporta ou está submetida é maior ao que é aconselhado. Consequentemente a correia vai se romper e vai ser preciso um reparo para que os prejuízos não sejam maiores. Para que isso seja resolvido é importante redimensionar a transmissão das correias de acordo com o que é suportado por ela, ou seja, checar a capacidade de carga que é indicado para o sistema.
Outro fato muito comum que acontece com as correias sincronizadoras é em relação ao desgaste excessivo das polias do sistema. Para consertar o rompimento neste caso não existe outro jeito a não ser substituir as polias rompidas por outras novas.
Muitas pessoas acham que o armazenamento das correias não influencia na hora da execução do trabalho, muito pelo contrário, o manuseio ou o armazenamento feito incorretamente também leva ao rompimento das correias sincronizadoras e nestes casos para consertar o problema é preciso aprender os procedimentos adequados para armazenamento ou manuseio correto das correias sincronizadoras.
Para todo o problema existe uma solução, mas quando esta se torna mais comum do que a atenção aos detalhes para evitar os problemas é preciso rever os conceitos e saber colocar na ponta do lápis se realmente vale a pena consertar o problema do que evita-lo.