As correias são essenciais nos processos industriais. Elas melhoram a eficiência dos maquinários e reduzem o esforço físico, o que contribui para a segurança das pessoas e agiliza a produção. Por estes motivos, elas são encontradas em diversos setores, de todas as indústrias e em diversos equipamentos.
Mesmo que as correias tenham se diversificado em medidas e materiais e sejam uma solução confiável e eficiente, problemas ocasionais podem surgir - e quando isto acontece, um grande transtorno pode vir também.
O que pode acontecer devido ao uso incorreto?
Se uma correia não estiver em perfeitas condições tanto de material quanto de encaixe ela poderá se desprender da polia, causando deslizamento. Uma vez fora do seu eixo, as polias e engrenagens sofrerão aumento de atrito e danificará o equipamento. O contrário também é um problema: uma correia muito tensionada forçará os rolamentos, o que poderá superaquecer o motor.
Aqui temos inúmeras perdas para a sua indústria: a correia com problema danifica um equipamento de maior valor, que fica parado, o setor não produz e o pedido não chega ao cliente no prazo estipulado.
Quais são os principais problemas e como resolver?
Você pode encontrar as principais causas potenciais de falha da correia que sofrem danos e diminuem a sua vida útil. Listamos abaixo os principais e como identificar e resolver cada problema.
- Carga excessiva:
Se os dentes da correia estiverem cortando, o mais provável é que o excesso de carga seja o motivo. A falha por tração e até mesmo o desgaste excessivo dos dentes também podem ser causados por carga excessiva ou, em alguns casos mais raros, por carga de choque. Para solucionar este problema, você precisará reavaliar a correia usada em casa equipamento e talvez reavaliar inclusive a sua logística.
- Desalinhamento:
O desalinhamento é uma das principais causas de falha na nas correias. Você pode notar o desgaste excessivo ou dentes irregulares. Falhas da tração também são problemas relacionados ao desalinhamento. É necessário verificar e alinhar seus eixos e polias de distribuição de forma periódica, a fim de aumentar a vida útil de suas correias e economizar muito tempo de equipamento parado.
- Estrutura de acionamento fraca:
Se o seu equipamento está vibrando excessivamente ou suas correias de distribuição estão sofrendo de aparente estiramento da correia, você pode ter uma estrutura de acionamento fraca. Tente reforçar a estrutura da unidade e você poderá parar o problema.
- Polias danificadas ou desgastadas:
Polias danificadas ou gastas reduzirão consideravelmente a vida útil da correia. Dentes desgastados causarão danos na correia. Inspecione e substitua as polias que apresentam sinais de desgaste.
- Correia sob tensão:
Tensão insuficiente ou excessiva também pode causar desgaste excessivo ou irregular dos dentes e ruído excessivo do acionamento, portanto, use um medidor de tensão para definir a tensão correta nessas correias dentadas.
- Detritos na polia ou acionamento:
Os resíduos podem causar uma infinidade de problemas para sua correia dentada e polia e geralmente são ignorados por serem esperados. A sujeira nos dentes pode desgastar a correia e o óleo pode atacar os materiais da correia. É necessário limpar sempre a ferrugem, a graxa e o óleo, ou outros resíduos que podem estar presentes no setor. O excesso de sujeira pode ocasionar a todos os problemas listados acima, então mantenha a limpeza em dia! Se necessário, busque proteções para as polias e correias.
Aqui na Bormax temos uma equipe de técnicos especializada para avaliar as correias ideais para a sua indústria e também para identificar se é hora de trocar as que você já tem. Entre em contato conosco e saiba mais!