Mangueiras hidráulicas resistentes e com vedações e conexões de qualidade são essenciais para o bom funcionamento de qualquer equipamento ou maquinário. A manutenção adequada garante o seu desempenho e segurança, tanto do equipamento no qual ela é utilizada quanto - e mais importante - na segurança dos funcionários.
Os problemas em uma mangueira podem ocorrer tanto por defeito de fabricação, como também por procedimento incorreto de montagem, uso inadequado ou ambiente que favoreça o desgaste. Você precisa estar atento e procurar os sinais de desgaste em seu sistema hidráulico.
A manutenção eficaz da mangueira é a chave para uma vida útil longa. A verificação entrando como rotina e os bons cuidados podem garantir segurança e durabilidade. Está em dúvida se é hora de trocar as mangueiras? Então acompanhe abaixo os principais defeitos que as mangueiras podem apresentar e saiba como proceder em cada um deles!
Dentre os principais defeitos estão:
Vazamentos de óleo:
Verifique regularmente o seu equipamento quanto a sinais de vazamentos, geralmente pequenas poças ou gotas de óleo perto da mangueira. Pode ser necessário substituir a mangueira inteira ou apenas as conexões, a depender da extensão do dano. Se o fluido estiver vazando, isso significa que há risco de contaminação externa que pode entrar em seu sistema hidráulico, portanto, os vazamentos precisam ser resolvidos o mais rápido possível.
Mangueiras esmagadas:
Mangueiras esmagadas podem levar ao acúmulo de pressão e causar vazamentos, levando à ruptura das mangueiras, portanto, é necessária a assistência de um profissional que possivelmente lhe indicará a troca da mangueira.
Trama exposta:
A maioria das mangueiras hidráulicas tem uma trama interna de arame para suporte e flexibilidade adicionais. Esses fios devem estar sempre fechados. As áreas expostas significam que a sua mangueira sofreu sérias abrasões nos fios. Quando as mangueiras são expostas a temperaturas extremas, elas começam a perder sua flexibilidade e endurecer. Com o passar do tempo, essas rachaduras podem eventualmente atingir a parte externa da mangueira. Se você remover uma mangueira e ela fizer um som de rachadura ao dobrá-la ou se ela permanecer dobrada, o problema é o envelhecimento do calor. Portanto, evite passar mangueiras sem necessidade em áreas de alta temperatura e confira sempre se são adequadas para as temperaturas que você precisa. Se for inevitável, é recomendável o uso de protetores de calor sobre as mangueiras.
Acessórios rachados:
As conexões rachadas ou corroídas devem ser substituídas imediatamente e, na maioria dos casos, é mais fácil do que substituir a mangueira por inteira. Um encaixe enferrujado ou rachado indica um vazamento ou problema com a mangueira.
Torções e erosão no tubo de mangueira:
As dobras podem ser um sinal de roteamento incorreto, especialmente se houver danos nessas áreas da mangueira. O ideal é consultar um especialista para avaliar. A erosão interna é geralmente causada por fluxos concentrados de alta velocidade dos fluidos que corroem o tubo interno da mangueira, como um desgaste por tempo de pressão, que pode levar a vazamentos. Por isso, é necessário se informar sobre a velocidade máxima do fluido que você precisa para o seu sistema e assim, fazer o uso da mangueira ideal.
A Bormax:
Se você procura mangueiras hidráulicas de alta qualidade, entre em contato com os especialistas da Bormax. Contamos com uma excelente equipe de profissionais prontos para lhe ajudar. Oferecemos também uma ampla variedade de mangueiras para atender toda a indústria, além de vedações, conexões e correias. Para saber mais, fale conosco!