Com que frequência você inspeciona as correias dos seus equipamentos? Nós sabemos que estar atento a todos os itens que compõe o maquinário de uma indústria pode ser uma tarefa difícil. Sem esta fiscalização, no entanto, a dor de cabeça pode ser maior. Uma falha pode resultar em uma produção parada, custos altos, perda de produção e acidentes de trabalho. A boa notícia é que os principais sintomas são possíveis de identificar com manutenção preventiva e frequente.
As correias são uma das peças mais importantes dos equipamentos. Sem elas, os cilindros do seu motor não serão capazes de realizar a admissão ou exaustão corretamente, causando grandes problemas para o desempenho do seu maquinário. Como muitas partes do seu motor, uma correia pode apresentar diversos problemas. Quando você entender os problemas comuns da correia, estará mais ciente dos problemas que significam e poderá verificar com a sua equipe de manutenção sobre como resolver.
Desgaste excessivo nos dentes:
Um dos problemas mais comuns da correia dentada é o desgaste prematuro dos dentes. Geralmente, isso é causado quando uma correia foi instalada com a tensão errada ou as polias estão gastas. Para corrigir o desgaste dos dentes, você pode precisar instalar uma nova correia no nível de tensão correto ou substituir qualquer polia desgastada.
Ruídos estranhos:
Assim como acontece com a maioria das peças do seu equipamento, a correia deve funcionar silenciosamente, sem que você perceba. Se notar uma correia dentada barulhenta, isso pode sinalizar um problema sério, incluindo baixa ou alta tensão, correia desalinhada ou danos nos flanges da polia. Portanto, pode ser necessária a troca de sua correia.
Correia frouxa:
A correia deve ser sólida, firme, caso contrário, não funcionará corretamente. Se a correia rachar muito, danificará o motor. O problema pode acontecer por temperatura inadequada ou influência de polias desgastadas. A incompatibilidade das correias com as polias é um problema que acontece com bastante frequência. Elas precisam estar ajustadas para o passo correto do dente e perfeitamente alinhadas. Nestes casos, o ideal é verificar todo o suporte e a temperatura na qual ela está atuando, para assim fazer o uso da correia ideal para o seu negócio.
Desgastes e rachaduras:
Esse é o pior dos problemas, que leva à falha de tensão. É preciso substituir completamente a correia e identificar a causa da falha, que pode ser muita tensão na instalação, correias dobradas, baixa qualidade do material ou uso inadequado.
Polias viradas ou dobradas:
Esta aqui costuma ser fácil de visualizar. As correias não devem se torcer e nem ser apenas ajustadas. Se ela sair do eixo ou apresentar inconsistência, pode ser sinal de alguma peça frouxa no equipamento ou desgaste no material da correia, portanto, possivelmente será necessária a troca da correia.
Se você precisa de orientação para a escolha da correia adequada, a Bormax conta com inúmeras opções de correias feitas com materiais de ótima qualidade e técnicos especializados para te ajudar a comprar o melhor produto para o seu equipamento. Entre em contato com a gente!