Processo manual de fabricação de mangueiras de borracha

Em um processo manual de fabricação de mangueiras de borracha, a própria alma ou forro interior da mangueira, pode ser obtido a partir de folhas de borracha calandradas, construídas sobre um mandril, e, à partir desse ponto, iniciar um processo de fabricação essencialmente manual.

Procede-se a aplicação do material de reforço – tela calandrada com borracha e cortada em tiras de largura adequada e no ângulo pretendido, interpondo normalmente camadas de borracha de qualidade adequada, com a espessura de ±1mm, ou camadas de cola de borracha ou ainda lavando a superfície dos materiais aplicados com um solvente adequado.

Dependendo das aplicações e modelos desejados, nessa etapa são aplicadas espirais de aço, até à aplicação final da camada de cobertura ou capa. Após isso ocorre o que chamamos de embalagem, etapa onde a mangueira é envolvida por algumas camadas de uma tira de tela de nylon ou algodão.

Em alguns modelos de mangueiras de borracha, onde a função diz respeito a grandes pressões (como em sistemas de refrigeração automotivos, por exemplo) as mangueiras passam por processos de vulcanização. Nessa etapa a mangueira é geralmente molhada com água e bem apertada. Assim ela está pronta a ser vulcanizada em autoclave (vapor direto). Após a vulcanização é removida a banda e a mangueira é removida do mandril geralmente com o auxílio de ar comprimido. Os comprimentos produzidos dependem basicamente do comprimento da autoclave de vulcanização, do comprimento dos mandris disponíveis, do seu diâmetro e dos restantes recursos que a empresa possua para realizar o processo produtivo.