PROCEDIMENTOS GERAIS DE TESTE E INSPEÇÃO PARA MANGUEIRA

Deve-se fazer uma inspeção e teste hidrostático em intervalos periódicos para determinar se uma mangueira é adequada para manutenção contínua.

Uma inspeção visual da mangueira deve ser feita quanto a capas soltas, dobras, protuberâncias ou pontos fracos que possam indicar reforço quebrado ou deslocado.

Os acoplamentos ou conexões devem ser examinados de perto; se houver algum sinal de movimento da mangueira dos acoplamentos, a mangueira deve ser removida de serviço.

A inspeção periódica deve incluir um teste hidrostático por um minuto a 150% da pressão de trabalho recomendada da mangueira. Uma exceção a isso seria a mangueira de incêndio revestida com tecido*.

Durante o teste hidrostático, a mangueira deve estar reta, não enrolada ou na posição dobrada. A água é o meio de teste usual, mas após o teste, a mangueira pode ser lavada com álcool para remover vestígios de umidade. Um cronograma regular de testes deve ser seguido e os registros de inspeção mantidos.

AVISO DE SEGURANÇA: Antes de realizar qualquer teste de pressão na mangueira, deve-se providenciar para garantir a segurança do pessoal que realiza os testes e evitar possíveis danos à propriedade. Somente pessoal treinado que utiliza ferramentas e procedimentos adequados deve realizar testes de pressão.