As correias industriais estão presentes em praticamente toda planta industrial. Por sua grande presença na indústria, qualquer problema com as correias tende a se estender a todo o processo. Dessa forma é de extrema importância a observação a alguns cuidados em seu manuseio. A troca das correias é um dos procedimentos que podem contribuir muito com o aumento da economia e da durabilidade de uma correia.
Alguns procedimentos básicos podem contribuir com isso:
Antes de instalar um jogo novo de correias, verificar o desgaste das polias com os gabaritos de polia em V.
Verificar também a presença de cantos vivos, material faltante nos canais. Em transmissões com correias sincronizadoras verificar o desgaste medindo o diâmetro externo e a presença de Degraus nas polias.
Polia com degraus sinaliza desgaste excessivo, provocando folga entre os dentes da correia e da polia. Esta folga afrouxa a correia, perdendo o sincronismo e encavalando os dentes. As transmissões deverão trabalhar livres de atritos com peças estranhas (isto poderá causar cortes no envelope protetor de correia).
Polias desalinhadas provocam desgaste excessivo e ocasionam a “virada” da correia na polia. A observação do alinhamento é de extrema importância para a durabilidade da correia e a garantia da transmissão de toda a força disposta no sistema.
Para mais informações, entre em contato com nossos consultores.