Os sistemas de transmissão de força tendem a gerar muitos problemas quando de sua quebra ou da necessidade de paradas técnicas não programadas. Esses problemas podem acontecer pelas mais diversas causas, sendo muitas dessas quebras impossíveis de serem previstas ou evitadas. No entanto, alguns cuidados podem reduzir drasticamente essas situações, reduzindo os custos com as paradas de linha de produção e com a necessidade de substituição de componentes.
A seguir apresentaremos alguns problemas recorrentes em correias industriais e suas causas mais comuns.
Correias que viram na polia:
Desalinhamento do sistema; Canais da polia gastos; Cordonel rompido devido a instalação imprópria; Polia esticadora alinhada incorretamente.
Rompimento da Correia:
Carga de choque excessiva. Correias desprende-se da transmissão.
Rachadura na base da correia:
Correia patina causando geração de calor e fadiga gradual do material. Esticador instalado no lado errado da correia. Diâmetro da polia pequeno demais. Armazenagem imprópria
Desgaste das paredes laterais:
Patinagem Constante. Desalinhamento. Polias gastas. Correia errada.
Bases laterais queimadas:
A correia patina sob carga inicial ou de instalação.
Parede Lateral e/ ou cobertura descascada, pegajosa ou inchada:
Óleo ou graxa nas correias ou polias.
Cortes na base da correia:
A correia salta sozinha para fora da polia. A correia salta sozinha para fora da polia devido a intervenção de material estranho na transmissão. Correia forçada para entrar nos canais da polia, durante a instalação, sem afrouxar a transmissão.
A Bormax atua em conjunto com seus clientes no desenvolvimento de projetos e solução de problemas em linhas de produção. Entre em contato conosco e saiba mais.