Alguns cuidados básicos podem contribuir com o aumento da durabilidade das correias em V.
Mantenha todos os sulcos da polia lisos e uniformes. Rebarbas e pontos ásperos ao longo da borda da roldana podem danificar os cintos.
Poeira, óleo e outras matérias estranhas podem levar a corrosão e ferrugem e deve ser evitado o máximo possível.
Um fundo de ranhura brilhante indica que a roldana, correia ou ambos estão muito gastos e a correia está afundando no sulco.
Ranhuras mal gastas fazem com que uma ou mais correias se moverem mais baixo que o restante das correias, e o efeito é o mesmo que com correias incompatíveis. Isso é chamado "Condução diferencial". As correias que atuam em níveis mais altos das polias irão se mover em velocidade mais alta que as demais.
Em uma unidade sob tensão adequada, um sinal claro de condução diferencial é quando uma ou várias correias estão frouxas.
Verifique o alinhamento do inversor. Polias que não estão alinhadas adequadamente causam o desgaste excessivo da correia e da polia. Quando os eixos não são paralelos, as correias mais apertadas irão ser sobrecarregadas com uma parte maior da carga. Estas correias sobrecarregadas se desgastam mais rapidamente, reduzindo a vida útil de todo o conjunto. Se o desalinhamento estiver entre as polias as correias entrarão e sairão de sua ranhura em ângulo, causando quebra prematura.