No artigo de hoje veremos 3 principais tipos de polias, as polias fixas, as móveis e os sistemas de polias compostas, mas primeiramente vamos relembrar o que é uma polia.
A polia basicamente consiste em um componente responsável por transmitir e aumentar a potência ou velocidade em longas distâncias, facilitando assim o transporte de cargas e objetos pesados.
- As polias fixas:
São muito comuns. Essas são presas a um único ponto. O nome fixo é porque a própria polia permanece estacionária, presa a algo como uma parede ou teto, enquanto o cordão ou corda passa por ela. Como a polia é fixa, a força aplicada no lado que você está puxando será a mesma força exercida no lado oposto. Então, por que usar uma polia fixa se suas capacidades são apenas para exercer a mesma quantidade de força que você, o usuário, aplica? Bem, a polia fixa é muito necessária porque ela muda a direção do objeto, o que pode ser muito útil.
- As polias móveis:
Se diferem das polias fixas pois elas se movem com a carga, assim ela terá a força múltipla que o usuário aplica à máquina ao realizar trabalho em um objeto. Isso é ideal para cargas mais pesadas, assim você precisa exercer menos força, porém, ela será multiplicada. Além de se diferirem das polias fixas por estarem presas ao objeto, elas não alteram a direção do tal.
- Os sistemas de polias compostas:
Esses são uma combinação de polias móveis e fixas. Este tipo de sistema tem um maior sucesso na movimentação de suas cargas pesadas, pois há uma maior multiplicação de força, além de que podem alterar a direção da carga e requerem menos força a ser exercida pelo usuário.
A Bormax sabe a importância da qualidade demandada pelos seus clientes, por isso, preza pela eficiência de seus produtos, trazendo uma excelente linha de polias para você e sua empresa. Para conhecer mais, navegue pelo nosso site ou fale conosco!