• Manutenção inadequada
Negligenciar o monitoramento do alinhamento, tensionamento e sinais de desgaste anormal pode resultar na quantidade incorreta de tensão, roldanas gastas e desalinhamento, todos os quais podem causar falha. Quarenta e dois por cento das falhas da correia podem ser atribuídas à manutenção inadequada.
• Design pobre
Se um inversor não for projetado corretamente ou se um usuário fizer alterações na velocidade ou carga do equipamento, as correias podem encontrar vários problemas. Um acionamento adequadamente projetado leva em consideração o tipo de correia desejado, rpm do motor e potência, fator de serviço, rpm da polia desejada ou relação de velocidade e distância central entre os eixos.
• Instalação inadequada
O nível de tensão incorreto pode fazer com que a correia escorregue sob cargas de pico, enquanto o desalinhamento entre a correia e a polia pode causar desgaste anormal e instabilidade da correia.
• Fatores ambientais
Se uma correia em V estiver quente ao toque, ela está operando acima de sua faixa de temperatura ideal e pode não ser adequada para a aplicação. As correias em V que operam em ambientes empoeirados onde há presença de detritos estão sujeitas à contaminação entre a correia e a polia, o que pode causar desgaste excessivo.
• Manuseio incorreto e componentes com defeito
As correias em V devem ser armazenadas em uma superfície plana. Pendurá-los pode causar dobras e encurtar a vida útil. Quando chegar a hora de montar a correia, verifique as polias quanto a bordas afiadas e desgaste. Além disso, certifique-se de evitar erguer ou rolar na polia. Isso pode danificar os cabos de tração.