Principais causas de problemas em correias industriais

Por estarem presentes praticamente em qualquer sistema industrial, as correias industriais acabam por ser foco de grande parte das atenções, seja por sua utilidade, pelos custos envolvidos em sua manutenção ou pelos riscos de problemas, além das consequências indesejadas no caso de sua quebra.

Paradas técnicas indesejadas estão dentre os problemas mais indesejados em qualquer indústria, no entanto é interessante notar que grande parte das quebras em sistemas de transmissão de força ocorrem, não por falhas naturais dos componentes 0 correias, motores e polias – mas por falhas humanas.

Dentre os motivos de maior ocorrência em sistemas de transmissão de potência estão:

 

1° Falhas nas manutenções

Manutenções feitas de forma inadequadas ou mesmo a inexistência de um programa de manutenção preventiva são responsáveis por aproximadamente 40% dos problemas encontrados. Isso significa dizer que praticamente a metade de todos os problemas encontrados em sistemas de transmissão de força não ocorreriam caso as manutenções fossem realizadas de forma adequada.

 

2° Instalações feitas de forma incorreta

A instalação de correias e polias de forma errônea são responsáveis por 15% das quebras.

 

3° Transmissões mal dimensionadas

O planejamento inadequado corresponde a 15% do total de problemas.

 

4° Fatores ambientais

O ambiente de funcionamento do sistema – humidade, poeira, temperatura – é responsável por 15% das falhas.

 

5° Armazenamento e manuseio

O manuseio e o armazenamento inadequados das correias são responsáveis por 10% dos problemas ocorridos no sistema.

 

6° Defeitos dos componentes

As falhas decorrentes de defeitos de fabricação dos componentes respondem por apenas 5% do total de quebras nos sistemas de transmissão de força.

Esses números comprovam que a maioria esmagadora dos problemas encontrados em sistemas de transmissão de força tem origem em uma incorreta utilização dos componentes, além da manutenção inadequada. Um simples planejamento de manutenções preventivas, realizadas por profissionais capacitados, pode resolver mais da metade de todas as quebras prematuras do sistema.