Comumentemente vemos a falha de uma mangueira hidráulica, essa pode ocorrer por diversos fatores e são questões sérias, independentemente do setor ou tipo de equipamento envolvido. A falha da mangueira causa o desligamento de máquinas e sistemas inteiros, resultando em tempo de inatividade, reparos caros e outras perdas financeiras. Se houver altas pressões envolvidas, há também um risco potencial de danos físicos aos funcionários quando as mangueiras estouram. Abaixo veremos as falhas mais comuns das mangueiras hidráulicas e como evitá-las.
- Abrasão:
As mangueiras não são estacionárias - elas se contraem ou se esticam à medida que a pressão dentro delas muda. Quando as mangueiras roçam em objetos, incluindo outras mangueiras, mas especialmente bordas de metal, isso pode resultar em abrasão. A abrasão é uma causa muito comum de falha de mangueira hidráulica e ocorre quando a tampa externa de uma mangueira está desgastada a ponto de expor os fios de aço de reforço. Isso pode eventualmente resultar em vazamentos.
Para minimizar esse efeito, algumas mangueiras possuem plastificantes adicionados ao material que compõe a tampa da mangueira. Se houver áreas problemáticas específicas, uma proteção plástica ou manga de nylon pode ser usada para proteger a mangueira.
- Roteamento ruim:
Outra causa importante de falha da mangueira hidráulica é o mau roteamento. Evite passar uma mangueira por uma área potencialmente abrasiva ou um ponto de articulação. Não encaminhe as mangueiras por áreas de alta temperatura e preste muita atenção para que o raio mínimo de curvatura seja atendido para evitar flambagem, dobras e falhas.
Se a mangueira estiver sujeita a uma quantidade considerável de movimento, considere o uso de um swivel na extremidade dela. Em resumo, use rotas alternativas, mangueiras mais longas ou conexões diferentes conforme necessário e planeje a rota que causará a menor quantidade de abrasões ou dobras.
- Altas temperaturas e envelhecimento por calor
Quando as mangueiras são expostas a temperaturas extremas, elas começam a perder sua flexibilidade e endurecer. As altas temperaturas fazem com que os plastificantes no tubo interno elastomérico se quebrem, o qual endurece e começa a rachar. Com o passar do tempo, essas rachaduras podem eventualmente atingir a parte externa da mangueira. Se você remover uma mangueira e ela fizer um som de rachadura ao dobrá-la, ou se ela permanecer dobrada, o problema é o envelhecimento por conta do calor.
Para minimizar os efeitos do envelhecimento térmico, evite passar mangueiras desnecessariamente em áreas de alta temperatura e verifique se elas estão classificadas para a temperatura de operação contínua apropriada. Se a exposição ao calor não puder ser evitada, considere o uso de protetores de calor sobre as mangueiras.
- Erosão do tubo
A erosão interna do tubo é tipicamente causada por fluxos concentrados de alta velocidade de fluidos (possivelmente com a presença de partículas) que gradualmente corroem o tubo interno da mangueira. À medida que a erosão continua, um vazamento externo pode se desenvolver.
Uma das melhores maneiras de evitar a erosão do tubo é determinar o tamanho correto da mangueira para as velocidades máximas esperadas do fluido. Outra forma de minimizar os efeitos da erosão do tubo é verificar se a abrasividade do fluido é compatível com o tipo de mangueira utilizada.
Pensando em tudo isso, a Bormax oferece a seus clientes uma grande linha de mangueiras industriais, garantindo qualidade e mantendo relações duradouras com todos os seus clientes. Para saber mais, fale conosco!