Um acionamento por correia industrial bem projetado é capaz de operar por vários anos quando usado em condições normais e com manutenção adequada. Coloque-o em um ambiente difícil, no entanto, ou simplesmente negligencie-o, e você pode acabar com uma correia que falha em dias, horas ou até minutos. Felizmente, ao solucionar problemas comuns e fazer inspeções periódicas, as falhas prematuras da correia podem ser virtualmente eliminadas.
AMEAÇA A CORREIA: design de unidade incorreto
As unidades devem ser projetadas e construídas adequadamente para atingir a vida útil pretendida. Além de determinar o melhor tamanho e número de correias a serem usadas, um engenheiro deve considerar outros fatores de projeto do inversor. Por exemplo, as polias devem ser fabricadas de acordo com as tolerâncias aceitas pela indústria. Os diâmetros mínimos recomendados da polia devem ser observados; por exemplo, em uma correia em V de seção de 3 V, polias menores que 2,65 pol. serão problemáticas. Se uma correia em V apresentar rachaduras profundas que começam em intervalos regulares no material do cordão, ela pode estar funcionando em uma polia muito pequena.
Com um acionamento incomumente alto, a seção transversal inadequada da correia pode ser o problema. Como as correias não se movem corretamente em polias com ângulos inadequados, elas devem sempre ser dimensionadas para a seção transversal adequada antes da instalação. Em sistemas de transmissão síncrona, as rodas dentadas também devem ser examinadas para confirmar se têm o perfil de dente correto.
Os protetores de correia devem ser projetados para a segurança adequada do trabalhador e proteção da unidade, mas ainda assim fornecer ventilação. Os membros estruturais do inversor, incluindo estrutura, suportes do motor e almofadas da máquina, devem ser rígidos e não devem se desviar sob carga. As unidades devem ser projetadas para vibração mínima e para facilidade de manutenção e inspeção.
Componentes defeituosos da unidade raramente são a causa de um problema de unidade. Se outras causas possíveis foram eliminadas e uma peça é suspeita de estar com defeito, o fornecedor da correia ou polia deve ajudar a verificar a preocupação e corrigir o problema.