Planejamento de sistemas de polias e correias

As polias põem ser encontradas em milhares de aplicações diferentes, mas demandam obrigatoriamente a utilização de correias para que sua função se cumpra. De forma básica, as correias são componentes que tem por função a transmissão de força entre dois eixos por meio do uso de polias.

O conjunto de polias e correias é normalmente empregado quando a distância impede a utilização de engrenagens. Assim como as polias, as correias têm sua diferenciação em função da superfície de contato com as polias. Dentre essas variações temos os seguintes modelos de correias:

Correias Planas;

Correias redondas;

Correias dentadas;

Correia trapezoidal;

Correia em v múltipla.

As correias mais encontradas no mercado são as correias planas e as correias trapezoidais. Também conhecida como correia em v, a correia trapezoidal é inteiriça, sendo sua composição em forma de trapézio. Confeccionada em borracha é revestida externamente em lona. Seu interior comporta cordonéis vulcanizados com o objetivo de aumentar sua resistência à tração à qual é submetida em sua utilização.

Algumas características fazem das correias em v as preferidas, quando comparadas com as correias planas. Dentre esses diferenciais estão níveis mínimos de deslizamento, a possibilidade da utilização de polias mais próximas, eliminação de ruídos e choques, muito comuns em correias emendadas.

Fale com a Bormax e conheça toda a nossa linha de correias.