A perda dos dentes nas correias sincronizadoras pode ser identificada devido ao desgaste excessivo das polias. Para que essa perda seja solucionada é importante que as polias sejam substituídas imediatamente para que o trabalho possa continuar.
A transmissão desalinhada e a baixa tensão, também são fatores que afetam diretamente na perda dos dentes das correias sincronizadoras. A solução encontrada é a correção do alinhamento na hora da transmissão e também a correção do tensionamento da correia.
A solução para que a perda dos dentes das correias sincronizadoras seja sempre bem feita é perceber o problema com uma antecedência para que ela seja feita o mais rápido possível. As dicas para correções também são importantes para que a solução seja feita rapidamente.
Quando o assunto é problema no esticador é importante ficar atento não somente ao esticador com defeito e sim aonde é que ele está localizado, já que o problema pode estar sendo desencadeado por um esticador que precisa ser substituído por um outro que fica localizado externamente das correias sincronizadoras.
A perda dos dentes das correias sincronizadoras também é causada por uma carga excessiva de choque, ou seja, quando a tensão da carga é muito grande, a correia acaba não suportando e os dentes se desgrudam. Para que esse problema seja solucionado, é importante mudar o projeto de transmissão de acordo com a carga que vai se liberada na correia sincronizadora, assim a perda dos dentes pode ser evitada.