Sempre renovado como tendência em decoração, as peças de cerâmica são um clássico em qualquer continente. Das mais artesanais as grandes indústrias, o mercado é um dos que mais ganha destaque no Brasil e movimenta a economia de diversos setores como o de transportes, fabricantes de fornos e decoração e arquitetura em geral, além de movimentar também o setor gastronômico, abastecido de peças feitas em cerâmica nos artigos de cozinha. Fora destes segmentos, a indústria de cerâmica também abrange inúmeros outros setores, que vão do: nuclear, aeroespacial, médico, eletrônico, siderúrgico, petroquímico e mineração, setor têxtil, de papel, implantes ortopédicos, odontologia e muitos outros.
Pensando nas características de um mercado tão amplo e complexo, a Borrmax oferece uma linha também de correias voltadas para esse setor. São correias transportadoras usadas comumente em transportadores de calha, especialmente após o atomizador, pois resistem à alta temperatura da argila atomizada. Também podem ser usadas em diversos outros setores e aplicações do meio, como moinhos, indústria de telhas de cerâmica, bicos de cerâmica, buchas, resinas, pistões, primer e mantas de fibra de cerâmica. A escolha da correia adequada garante a otimização da produção, tornando-a muito mais ágil, assim como oferece maior segurança aos produtos - frequentemente frágeis - e aos operadores.
Qual correia utilizar?
Para elevadores de caçambas verticais, é possível utilizar correias com alta carga de trabalho, ou opções com caçambas de poliamida resistentes à abrasão e à temperatura, que são uma escolha mais leve e econômica em comparação com as caçambas metálicas convencionais. Elas também são ideais para o transporte de argila processada de extrusoras, prensas e cortadoras na produção de telhas e tijolos. Se o processo que a sua indústria precisa é relacionado a vitrificação, as correias redondas serão mais indicadas. Se a necessidade for para transportar os ladrilhos cerâmicos através de curvas, o ideal são as correias em V, que oferecem maior estabilidade no movimento.
A correia transportadora PU e PVC são as preferidas do segmento, tem as características comuns de alta resistência à tração, boa flexão, leveza e rigidez. Ela também tem as excelentes características de anti-germe, resistência ao desgaste, resistência ao óleo, higiênicas e fáceis de limpar. Elas geralmente são formadas por duas ou três camadas de lonas, a depender da aplicação, o que garante alta durabilidade. Por causa disso, gera pouca manutenção e sofre pouco desgaste, sendo necessária apenas a checagem frequente para assegurar o seu bom desempenho.
Se você precisa de uma correia específica para esta indústria, conte com a gente para auxiliar na escolha. Temos uma equipe de técnicos treinada para poder atender todas as necessidades do seu segmento!