As mangueiras industriais são uma parte vital de muitas empresas. Utilizadas para transportar diversos tipos de fluídos, elas podem apresentar problemas a depender da qualidade do material ou do seu uso incorreto.
Determinar a sua finalidade é um ponto fundamental na escolha da mangueira correta. É necessário verificar o ambiente ao qual ela estará exposta, o que inclui desde a forma como será transportada até a quais fatores estará exposta, como os químicos com os quais pode ter contato. Por exemplo: em uma fábrica de aço, as empresas podem precisar proteger o exterior de uma mangueira hidráulica contra respingos de material derretido do processo de fabricação que ocorre em uma siderúrgica. Uma mangueira hidráulica sem a proteção externa correta ficará exposta e será facilmente danificada neste cenário.
A mangueira errada pode resultar em diversos prejuízos a sua empresa, desde o desperdício do material e desgaste precoce a acidentes de trabalho perigosos, como contaminação, explosão ou incêndio do local. Por serem tão importantes para a sua segurança, é preciso escolher muito bem a mangueira utilizada.
Os problemas mais comuns nas mangueiras hidráulicas:
A maior parte das falhas de mangueiras hidráulicas são causadas por abrasão, geralmente resultado de roteamento inadequado. O atrito contínuo resulta em um material com cobertura deteriorada, expondo o reforço da trama, que fica enfraquecida pela exposição ambiental e danifica a mangueira. Outras falhas que costumam apresentar são rupturas, vazamentos, corrosão dos acoplamentos, rachaduras, torções, dilatação e bolhas.
O vazamento por rachadura da mangueira ocorre quando os picos de pressão excedem a capacidade máxima, por isso, é preciso verificar a saída de pressão do sistema e escolher uma mangueira com a classificação adequada para lidar com a pressão máxima - incluindo eventuais picos da aplicação. Os vazamentos também podem ser causados por anéis de vedação danificados ou desgastados, rosca ou sede danificada ou terminações incompatíveis. Por isso, roscas soltas, rebarbas ou acoplamento desalinhado devem ser verificados e substituídos.
Como evitar falhas na mangueira?
A melhor maneira de evitar falhas e mau funcionamento da mangueira é ter um profissional para ajudá-lo na seleção e no teste da mangueira. Porém há outros passos que você deve se atentar:
- Certifique-se de possuir os acessórios corretos:
Suas conexões e conjuntos de mangueira também podem causar mau funcionamento da mangueira, então trabalhe com um profissional para encontrar as conexões e conjuntos perfeitos para o trabalho.
- Teste a mangueira:
Antes de usar, teste a mangueira contra as condições que ela enfrentará. É necessário que o teste seja feito supervisionado por um profissional qualificado em um ambiente controlado.
- Verifique se há riscos à saúde e à segurança:
A mangueira e as conexões precisam ser instaladas corretamente para que não soltem ou vazem. O maquinário onde ela será utilizada também precisa ser verificado para garantir o bom funcionamento.
A Bormax te acompanha em cada etapa da avaliação, compra e o pós-vendas para garantir que você obtenha a mangueira exata de que precisa para realizar seu trabalho. Entre agora na área de produtos de nosso site e saiba mais!