As correias Gates estão dentre os ítens mais utilizados pelas indústrias em todo o mundo. Essa penetração ocorre pela grande credibilidade conquistada pela Gates em mais de um século de atuação em diversos mercados. Outro motivo para essa grande penetração no mercado ocorre pela durabilidade, por sua resistência e seu alto índice de desempenho em sistemas de transmissão de força. Uma de suas grandes vantagens das correias Gates é sua capacidade de suportar altos torques e cargas de choque, proporcionando maior rendimento ao sistema de produção.
Entretanto, para que essas características das correias Gates estejam presentes por mais tempo, alguns cuidados são necessários em seu manuseio e manutenção, para que essas características sejam preservadas.
Apesar de toda a qualidade das correias Gates, como qualquer correia de borracha elas também podem se romper. O rompimento das correias Gates pode acontecer por diversos motivos, gerando custos com novas correias além de perda de produção e paradas técnicas indesejadas. Dentre esses motivos podemos destacar alguns:
O excesso de tensão pode ser o responsável pelo rompimento das correias. Essa tensão excessiva normalmente está relacionada com um mau dimensionamento do sistema. Nesse caso a substituição deve ocorrer levando em conta essa falha, redimensionando as necessidades do sistema e substituindo o modelo de correia por outra, com características adequadas.
Outro motivo para o rompimento de uma correia é a presenção de objetos estranhos e detritos no sistema. Limpezas periódicas podem contribuir com a manutenção do sistema. A existência de proteções nas correias também ajuda a evitar esse tipo de problema.
O armazenamento ou manuseio incorreto durante a instalação das correias também podem ser causadores de quebras regulares. Uma das observações que podem contribuir com a diminuição desse problema diz respeito a conservar as correias Gates em suas embalagens originais até o momento do uso.
A manutenção periódica e manuseio adequado das correias garantem maior produtividade e durabilidade do produto, evitando comprometimentos em sua eficiência.