Esse é o último, de uma série de 3 artigos com dicas sobre como conservar seu conjunto hidráulico, de mangueiras e terminais. Você pode acessar todas as notícias anteriores e conhecer os demais artigos. Para finalizar, vamos apresentar algumas dicas importantes para a manutenção de todo o conjunto hidráulico.
Diâmetro da Mangueira - O diâmetro da mangueira (diâmetro interno) deve ser capaz de transportar o volume de fluxo requerido pelo sistema. Um diâmetro interno pequeno para um determinado volume de fluxo pela pressão do líquido pode resultar na geração de calor excessivo, que provocará danos ao tubo interno.
Circuitos das Mangueiras - Caso seja necessário deve-se proteger ou guiar a mangueira, com braçadeiras para minimizar o risco de danos devido à flexão excessiva, atritos ou mesmo do contato com outras peças móveis ou produtos corrosivos. Determinar o comprimento da mangueira e configurações para sua proteção contra abrasão, pontas salientes ou cantos cortantes irá determinar conexões resistentes a vazamentos.
Comprimento da mangueira - O correto comprimento da mangueira deve incluir considerações sobre a variação de seu comprimento quando sobmetida a pressão, vibrações do equipamento, movimentação da mesma e sua montagem.
Aplicações da mangueira - Selecione a mangueira adequada para a aplicação. Aplicações de sucção (ex.: C4H), fluido especial ou necessidade de atender altas temperaturas, estão entre as aplicações que requerem uma atenção especial e uma mangueira específica. Quando alguma informação adicional for necessária, entre em contato com um consultor Bormax.