Dando continuidade ao artigo anterior, a observação de algumas práticas de trabalho do conjunto de mangueiras hidráulicas Gates podem contribuir com sua durabilidade.
Faixa de Temperatura - Não exponha a mangueira internamente ou externamente a temperaturas que excedam os limites recomendados. Consulte os dados técnicos adicionais quando utilizar fluidos hidráulicos como emulsões ou soluções. Os fabricantes de fluidos hidráulicos recomendam a temperatura máxima de operação de qualquer fluído e estas não devem ser ultrapassadas independentemente da temeperatura de operação da mangueira.
Compatibilidade do Fluido - O conjunto de mangueira (tubo interno, cobertura, reforço e terminais) devem ser compatíveis com os fluidos. A mangueira deve ser adequada a aplicação, porque fluidos podem apresentar drásticas diferenças químicas como por exemplo os fluídos hidráulicos ester fosfatados e a base de petróleo. Muitas mangueiras são compatíveis com um ou outro, mas não todos os fluidos. Por exemplo, as mangueiras Gates G2XH, MegaTech ® e mangueiras C5D são capazes de lidar tanto com fluidos hidráulicos éster fosfatados e a base de petróleo.
Raio mínimo de curvatura - Não dobre ou flexione a mangueira com um raio menor que o mínimo recomendado e não submeta a mangueira a forças de tensão ou torque. Isso pode colocar em situação de fadiga reforço e assim reduzir severamente a capacidade da mangueira de suportar as pressões reduzindo a vida útil da mesma.