O efeito da temperatura na vida útil da correia é importante. Um aumento na temperatura interna de cerca de 10C (18F) - ou um aumento de 20C (36F) na temperatura ambiente de acionamento - pode reduzir a vida útil da correia pela metade. As principais causas do acúmulo de calor nas correias são as condições ambientais, a manutenção de tensão inadequada, resultando em deslizamento da correia em V e condições de operação excepcionalmente severas. A seleção de polias durante o estágio de projeto também pode ser um fator.
A causa mais comum de superaquecimento, de longe, é a temperatura ambiente extremamente alta. Quando a temperatura ambiente é o problema, aumentar a ventilação ao redor da unidade pode ajudar a dissipar o calor. Isso pode ser feito recomendando polias que tenham raios e aletas que criam fluxos de ar que resfriam as correias ou usando fontes externas de ar para resfriar a correia.
Ventiladores e sopradores de ar também podem ser projetados para o sistema, desde que o ventilador não mova o ar mais quente de uma fonte de calor pela correia. Considere também fornecer melhor ventilação na proteção da unidade. Às vezes, simplesmente deixar o calor sair pode diminuir drasticamente a temperatura.
Se as condições ambientais forem eliminadas como a causa do superaquecimento, o escorregamento da correia ou condições operacionais severas tornam-se os principais suspeitos. O deslizamento da correia em V pode ser devido à tensão inadequada ou à presença de graxa ou óleo no acionamento.