O correto armazenamento de correias industriais

As correias industriais estão dentre os itens de maior utilização nos sistemas de produção das indústrias, com aplicações nas mais diversas situações e segmentos do mercado. Dessa forma, a quebra de uma correia industrial tende a ser uma grande dor de cabeça para uma empresa, com paradas técnicas não programadas e consequentes prejuízos.

A Bormax atua junto aos seus clientes com entregas que podem ocorrer em 24 horas, ou até mais rápidas e, em alguns casos, no entanto, esse período ainda pode ser excessivo para algumas situações.

Nesses casos os clientes tendem a manter um pequeno estoque de correias para reposição, agilizando sua substituição. É nesse ponto que a observação de pequenas regras de armazenamento pode contribuir com a durabilidade das correias industriais.

Apesar de não se tratar de um produto perecível em pequenos períodos de tempo, o ambiente e a forma de armazenamento influenciam diretamente na durabilidade das correias, no estoque e após sua instalação no maquinário.

As correias devem ser armazenadas em locais secos, com baixo índice de umidade, com temperatura entre 15°C e 25°C, principalmente nos casos de correias em PU e PVC. O local deve ser bem arejado e isento do contato com produtos químicos, além de baixa exposição à luz. Correias armazenadas fora das condições ideais, embora possam não apresentar problemas visíveis, podem desenvolver fissuras e rachaduras precocemente, comprometendo sua vida útil.