As correias industriais vêm gradualmente ganhando espaço na indústria no decorrer das últimas décadas. Aos poucos, todos os setores e aplicações foram se rendendo às vantagens proporcionadas pelas correias de borracha, em substituição a sistemas de engrenagens e correntes de metal.
Essa substituição ocorreu em grande parte pelo crescimento nos modelos e variedades de materiais das correias industriais. Assim uma grande gama de correias atualmente consegue atender a praticamente qualquer aplicação.
No entanto, muitas empresas ainda perdem muito dinheiro pela falta de atualização de seus sistemas de transmissão de força. Isso pode ser observado em aplicações que se utilizam hoje do mesmo padrão de transmissão de força que se utilizava há 30 anos.
O desenvolvimento de novos modelos de correias e polias tem contribuído muito para a redução no consumo de energia elétrica além da diminuição das trocas de correias e componentes do sistema de força.
Um exemplo clássico disso é a utilização de várias correias em V de forma paralela. Essa utilização foi muito utilizada nos primórdios, possibilitando a atuação de motores em cargas muito pesadas. No entanto, algumas desvantagens na utilização desse modelo ainda persistem: a utilização de correias individuais tende a impossibilitar o alinhamento e ajuste de todas as correias de forma perfeita. Sendo assim as correias se distendem de forma diferente, gerando desgastes e quebras prematuras em algumas unidades das correias, gerando aumento da carga em outras e quebras futuras.
Para isso foram criadas as correias Gates Powerband. Essas correias substituem as correias individuais por apenas um produto, que supera todas as desvantagens do conjunto de correias, mas mantendo as vantagens que consagrou esse modelo ao longo dos anos.
A Bormax atua com uma equipe de consultores técnicos prontos para lhe ajudar a encontrar a melhor solução para seu sistema de transmissão de força. Entre em contato conosco e conheça mais.