Existem cinco materiais principais de que são feitas as correias transportadoras: termoplásticos, metais, borrachas, tecidos e couros. Os plásticos incluem poliéster, cloreto de polivinila, silicone e polietileno. Os metais são inox e aço carbono, e os materiais de tecido são lona ou algodão. O material mais popular é um composto de borracha, pois é flexível, resistente, liso e sem costuras.
1. Termoplásticos
As correias transportadoras termoplásticas são feitas com um polímero termoplástico, sendo flexíveis e construídas com a higiene em mente, dessa forma, são ideais para diversas indústrias, incluindo a de manipulação de alimentos, produção têxtil e transferências de metais pesados. As correias termoplásticas também são leves, de acordo com a National Industrial Belting Association, para ser definida como uma correia transportadora leve, ela deve ter uma tensão de trabalho inferior a 160 libras por polegada de largura.
Os dois tipos mais comuns de esteiras transportadoras termoplásticas são as esteiras de poliuretano (PU) e as esteiras de policloreto de vinila (PVC).
-
Correias transportadoras de PU:
Essas correias são construídas com materiais aprovados pela FDA, tornando-as ideais para a produção de alimentos. Elas podem suportar temperaturas extremamente baixas e extremamente altas sem derreter ou deformar, além de que são fáceis de limpar.
-
Correias transportadoras de PVC:
Essas correias transportadoras são normalmente resistentes à chamas e podem suportar temperaturas semelhantes às correias transportadoras de PU, além de que podem entrar em contato com produtos químicos. Elas são conhecidas por serem duráveis e são corrugadas para máxima aderência.
2. Metais
As correias transportadoras de metal são fortes e muito duráveis, tornando-as ideais para quase todos os setores – especialmente indústrias que lidam com produtos crus, como serviços de alimentação ou produtos não embalados. Além de sua durabilidade, essas correias são planas e fáceis de trabalhar. Elas também são rígidas, o que significa que você não precisa se preocupar com a mudança de formato da correia ao longo do tempo. No entanto, por esse mesmo motivo, elas não são tão fáceis de moldar ou dobrar, fazendo com que os caminhos do transportador sejam limitados.
Como mencionado, as correias transportadoras de metal são geralmente feitas de alumínio ou aço inoxidável ou aço carbono moldado.
3. Borrachas
Se você passou muito tempo em um aeroporto, provavelmente já viu esteiras transportadoras de borracha em ação. Elas são populares em ambientes como esse, bem como na mineração. O material da correia transportadora de borracha é elogiado por sua flexibilidade, bem como por seu design suave e sem costuras. Eles também estão entre as opções de correia transportadoras mais acessíveis.
No entanto, sua tolerância ao calor e ao desgaste é muito menor do que outros materiais de correia transportadora. Elas também são mais difíceis de manter limpas.
4. Tecidos
As correias transportadoras de tecido são geralmente de impacto médio e econômicas. Elas são frequentemente usadas para transportar cascalho, areia ou outros materiais a granel. A maioria dos supermercados usa correias transportadoras à base de tecido em suas filas de check-out.
-
Nylon: O nylon é altamente durável, resistente a altas temperaturas e pode suportar fortes impactos. Também adere bem à borracha no caso de uma correia transportadora híbrida e é menos propenso a mofo do que outros tecidos.
-
Poliéster: O poliéster é outro material sintético usado para correias transportadoras. Têm muitos dos mesmos benefícios que o nylon, mas normalmente é mais barato e mais silencioso durante a operação.
- Kevlar: Kevlar é a estrela do transporte pesado. É feito para resistir a chamas e impactos substanciais. É volumoso e feito de fibras mais grossas do que a maioria dos outros cintos de tecido. Alguns relatórios dizem que as correias de kevlar funcionam de forma mais rápida e por mais tempo do que suas contrapartes.
- Tecidos naturais: Os tecidos naturais são tecidos para serem respiráveis e incluem algodão e lã.
5. Couros
Muitos dos primeiros modelos de esteiras transportadoras eram feitos de couro devido à sua durabilidade e acessibilidade. O couro também é resistente a choques e tem uma boa aderência.
Hoje, o couro é frequentemente usado como parte de uma correia transportadora híbrida ou personalizada.
Vimos que as correias transportadoras podem ser feitas de diversos materiais de acordo com cada necessidade. Pensando nisso, a Bormax desenvolveu uma linha completa de correias transportadoras fabricadas à partir de diversos materias, buscando sempre atender às necessidades de nossos clientes! Para mais informações entre em contato conosco e conheça a nossa linha de produtos disponível em nosso site!