Manutenção preventiva para correias transportadoras

Como já vimos, a atuação junto as correias transportadoras de forma preventiva tende a trazer inúmeros benefícios para toda a empresa. Além da minimização de perdas com paradas técnicas não programadas, essas ações preventivas contribuem para correções de falhas ainda em seu estágio inicial, evitando que mais componentes dos sistemas de correias transportadoras se corrompam, aumentando os prejuízos.

Para desenvolver um programa de manutenção preventiva, é necessário implantar ações integradas com esse objetivo. O estabelecimento de um Departamento de Manutenção e sua organização são importantes para esse processo, aliado a criação e implantação de fichas, relatórios arquivos com pastas de máquinas etc.

O treinamento do pessoal envolvido - mecânicos, eletricistas de manutenção e operadores de máquinas – é parte fundamental, pelo envolvimento de todo o know-how da empresa nesse processo. Fazem parte desse processo inspeções periódicas dos equipamentos pelos operadores de máquinas e lubrificadores que foram previamente treinados no programa de manutenção preventiva.

Através de uma coleta de dados com o levantamento de informações sobre o sistema de correias transportadoras em manuais, catálogos, é possível a organização de um programa preventivo para algumas máquinas, com a emissão de relatórios que servirão para aumentar a confiabilidade no sistema montado.

Na próxima semana falaremos mais sobre sistemas de manutenção em correias transportadoras.