Manutenção em sistema hidráulicos

Em tempos de recuperação da indústria, toda operação é realizada de modo a minimizar os custos. A substituição de peças e equipamentos, apesar de necessária, é um dos fatores de impacto sobre o resultado financeiro de qualquer indústria. Desse modo, a correta utilização de equipamentos é um fator de risco quando não realizada da maneira correta. 

A manutenção preventiva, além da aplicação de cada item nos parâmetros indicados pelo fabricante tem impacto direto na durabilidade dos componentes de um sistema. As mangueiras hidráulicas são um exemplo disso. Responsáveis por diversos sistemas, os componentes envolvidos nos sistema hidráulicos são responsáveis não apenas pelo sucesso de algumas linhas de produção, mas também por variadas paradas técnicas, além de custos excedentes, quando não tratados de forma adequadas.

A contaminação interna de tubos e mangueiras é um dos grandes responsáveis pelas falhas dos circuitos hidráulicos de máquinas das mais variadas. Estima-se que hoje 80% das falhas de circuitos hidráulicos estejam associadas à contaminação interna. Manter os tubos e mangueiras limpos significa aumentar a vida útil dos equipamentos, além de evitar perdas desnecessárias com paradas técnicas indesejadas.

Existem várias técnicas disponíveis no mercado para a limpeza e descontaminação de tubos e mangueiras hidráulicas. Seja qual for o método utilizado, a correta manutenção desses itens tende a contribuir significativamente para a redução de custos com paradas e substituição de peças do sistema hidráulico.

A Bormax conta com uma equipe de técnicos especializados em sistemas de produção, prontos a lhe orientar em como extrair o máximos de sua linha. Entre em contato conosco e saiba mais.