Manutenção de Correias Transportadoras

A correta manutenção das correias transportadoras, assim como de todo o sistema envolvido, é de extrema importância para a garantia de funcionamento de toda a linha de produção. Muitas empresas tem o hábito de, ao final do ano, fazer uma parada programada para executar a manutenção dos equipamentos existentes em sua linha de produção.

Esse tipo de ação, de forma preventiva, pode minimizar de forma substancial os riscos de uma quebra indesejada. A manutenção corretiva limita-se a atuar de forma emergencial, isto é, após a quebra ou colapso da máquina são alocados os recursos e a manutenção tem a difícil tarefa de localizar e sanar o defeito, e colocar novamente o equipamento em operação.

A manutenção preventiva nos sistemas de correias transportadoras trabalha de acordo com um programa previamente traçado em que são estabelecidas paradas periódicas para que sejam feitas inspeções e trocas de peças, de acordo com pré-dimensionamento de vida útil das referidas peças, baseadas em um trabalho de coleta de dados e engenharia de confiabilidade.

Uma outra forma de atuar preventivamente com controle do equipamento é por meio da manutenção preditiva. É efetuada com a máquina em funcionamento utilizando-se instrumentos que podem predizer as falhas e determinar trocas de componentes. Normalmente se utilizam analisadores de vibrações.

No próximo artigo iremos detalhar um pouco mais as maneiras de atuação em manutenção de correias transportadoras.