As correias, junto com os motores elétricos, eixos e polias, são componentes críticos da transmissão de força em sistemas de transmissão por correia. Embora as correias exijam muito pouca manutenção, a tensão inadequada das correias, o desalinhamento das polias, o manuseio incorreto das correias e os fatores ambientais são problemas comuns que podem encurtar a vida útil das correias e paralisar o sistema.
Tensão Imprópria da correia
Se uma correia não for tensionada corretamente, ela ficará muito solta ou muito apertada na polia.
Uma correia muito frouxa em uma polia causará deslizamento, o que leva ao aumento de calor devido ao atrito. Esse calor danificará suas correias de borracha e fará com que elas rachem e quebrem.
Uma correia muito apertada pode adicionar estresse aos rolamentos e fazer com que o motor supere a amperagem, levando à falha do motor. Certificar-se de que as correias estão tensionadas corretamente é simples e pode ajudar a evitar os custos adicionais associados ao motor elétrico ou falha da correia.
Aqui estão alguns sinais de que uma correia está tensionada de maneira inadequada:
- Quebra da correia
- Pedaços quebrados
- Aparência endurecida
- A correia range durante a inicialização
- Polias se desgastando prematuramente
- Excesso de amperagem do seu motor
- Rolamento do motor desgastado
Recomendamos o uso de um medidor de tensão para garantir a tensão adequada. Para saber mais sobre a tensão inadequada e como verificar a tensão da sua correia, entre em contato com um de nossos consultores.