Asmangueiras industriaissão parte da eficiência produtiva de uma indústria e precisam de cuidados em seu manuseio. Cada uma delas tem sua capacidade de suportar atritos e pressões que estão nos manuais. No entanto, há algumas regrinhas básicas para o bom funcionamento de todos os tipos demangueiras industriais.
Para começar, é muito importante não usarmangueiras industriaiscom cortes na capa ou com a malha de aço aparente, assim como evitar o uso quando apresentarem bolhas, vincos ou trincados.
O raio de curvatura e a pressão máxima devem ser respeitados e não se deve pisar ou passar com veículos sobre asmangueiras industriais. Estes são cuidados simples que ajudam na manutenção do produto.
São muitas as indicações de cuidados com as mangueiras, por exemplo, rejeitar aquelas que apresentam vazamentos ou conexões corroídas, evitar usar água suja ou água com compostos de enxofre, já que alguns testes mostram que o uso da água proveniente de refinarias ou plantas químicas deterioram mais rapidamente as mangueiras.
Para finalizar, vale lembrar que a mangueira não deve ser deixada de forma a suportar seu próprio peso, não deve ser enrolada em andaimes e não se deve por equipamentos pesados sobre ela.
Mesmo com todos os cuidados, asmangueiras industriaisnão duram para sempre. Para garantir a segurança é preciso substituí-las quando for necessário. Em caso de dúvidas, busque quem entende do assunto. A Bormax é referência no fornecimento de uma completa linha demangueiras industriais. Veja nossos catálogos e entre em contato com nossos consultores.