Como já visto nos dois primeiros artigos da série, a variedade de mangueiras e correias industriais é enorme com várias opções de modelos, cada uma com especificações únicas. As mangueiras industriais são cuidadosamente projetadas para atender a todos os tipos de necessidades, sempre garantindo a segurança de seu usuário. Saber escolher a mangueira mais adequada é essencial na hora da compra, para evitar riscos desnecessários e perdas financeiras.
O objetivo dessa série iniciada há duas semanas, é esclarecer quais as diferenças de cada tipo de acordo com suas especificações e finalidades. Elas são extremamente versáteis, e vão desde o auxílio na jardinagem caseira até a construção civil. Além das já abordadas, podemos encontrar também as seguintes:
MBC: Voltada para o abastecimento veicular em postos, a mangueira MBC é composta por um trançado têxtil revestido por uma borracha resistente ao calor. É projetada para suportar temperaturas entre -40 a +49º C e com pressão máxima de 250psi.
MBCHWL: A mangueira MBCHWL possui a mesma finalidade da MBC, sendo indicada para transporte de álcool, gasolina e diesel. Com capacidade de suportar temperaturas entre -40 a +49º C e com pressão máxima de 250psi, ela se diferencia da HBC por ser reforçada com tranças de aço, tornando-a mais resistente a usos constantes.
MGLPV 300: Desenvolvido para abastecimento de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), a mangueira MGLPV 300 é composta de trançados de borracha sintética revestidos com uma camada de borracha. Ela é capaz de suportar temperaturas entre -40 a +120º C e possui pressão máxima de trabalho de 300psi.
Na Bormax, é possível conhecer e adquirir essa categoria de mangueiras industriais sem preocupação com a qualidade do produto. Em parceira com a Gates, a empresa é fornecedora desse material para diversos grandes nomes comerciais, que utilizam as mangueiras para garantir o bom funcionamento do maquinário ou nas estruturas civis mais elaboradas.