Após o dimensionamento correto de todo o sistema, levando em conta, principalmente, a pressão a ser exercida sobre as mangueiras, outro ponto de extrema importância é a instalação correta. Muitos problemas ocorrem por falta de conhecimento técnico por parte dos profissionais responsáveis pela instalação. Pequenos detalhes podem danificar ou fragilizar as mangueiras e conexões, abrindo espaço para problemas imediatos ou futuros.
A operação de instalação das mangueiras deve seguir alguns procedimentos e alguns cuidados devem ser tomados. Torções excessivas aplicadas às mangueiras, assim como a realização de curvaturas com raio inferior ao mínimo especificado são causas comuns de danos às mangueiras hidráulicas.
Nas revisões, uma rápida inspeção visual pode identificar mangueiras retorcidas ou formando um ângulo que estrangule o fluxo de óleo, situações que, caso sejam encontradas, precisam ser corrigidas imediatamente.
As mangueiras hidráulicas possuem informações gravadas em suas paredes, especificando seus parâmetros de pressão de trabalho para a qual foi projetada, o raio de curvatura mínimo permitido, ano de fabricação e limite de pressão para ruptura. Esses dados contribuem com o trabalho da equipe de manutenção, já que falhas na especificação da mangueira podem ocorrer não apenas por economia, mas também por desconhecimento.
Na dúvida, é preferível que o usuário erre por excesso e opte por uma mangueira de especificação superior.