Mangueiras hidráulicas: A importância da escolha correta - 3

Após a definição das mangueiras hidráulicas, outro ponto de extrema importância a ser definido são os terminais de conexão. Um sistema que trabalho com pressões tão elevadas, possui limites de falhas inversamente proporcionais. Os antigos sistemas se utilizavam da reutilização de terminais. Apesar da economia gerada, as possibilidades de falhas eram muito grandes, ficando a cargo do técnico de manutenção a correta adaptação do diâmetro da mangueira aos terminais utilizados.

O surgimento da tecnologia de prensagem dos terminais trouxe padronização ao sistema como um todo, além da minimização das possibilidades de vazamentos. Ainda assim se faz necessária a observação de alguns pontos quando da montagem de suas mangueiras e terminais.

Um dos principais erros encontrados encontra-se na escolha de terminais e mangueiras hidráulicas incompatíveis entre si. Erros na escolha dos terminais, em função das mangueiras, ocasionam vazamentos eventuais, podendo inclusive gerar acidentes gravíssimos, em função da alta pressão expelida no rompimento de um sistema hidráulico.

Os terminais devem funcionar como uma extensão das mangueiras. Quando escolhidos da forma correta e aplicados dentro das normas indicadas pelos fabricantes, esse condutor trabalhará em conjunto durante todo o período determinado, sem falhas, e terá seu descarte ocorrendo ao mesmo tempo, sem reutilização das partes, atendendo ao propósito estabelecido.