Para uma escolha correta de suas mangueiras hidráulicas é preciso entender as características dos diferentes tipos de mangueiras disponíveis no mercado, conhecer as necessidades de seu equipamento e ter consciência das consequências de um dimensionamento incorreto.
Mangueiras hidráulicas são fabricadas em função de alguns parâmetros de aplicação. Dentre esses parâmetros, o principal é sua faixa de pressão suportada. Desse modo cada correia possui um padrão de construção diferente, variando sua capacidade de pressão e material de revestimento interno, em função do fluído a ser utilizado.
Escolher a mangueira correta e realizar sua instalação por meio de procedimentos adequados resulta em benefícios financeiros e até mesmo melhoria na operação do equipamento. Um dimensionamento correto de suas mangueiras hidráulicas prolonga a vida útil da mangueira, além de garantir todo o planejamento de manutenção da planta industrial, sem as indesejadas paradas técnicas não programadas.
Falhas no dimensionamento da tubulação hidráulica pode reduzir a vida útil da mangueira pela metade. Apesar de a informação ser aparentemente óbvia, essa situação ocorre com certa frequência na indústria. O problema ocorre principalmente pela utilização de mangueiras de capacidade inferior, no que diz respeito à pressão de trabalho.
Além do custo com a troca precoce da mangueira, há de se computar os gastos com os terminais e conexões, bem como os problemas em outros componentes do sistema, principalmente nos equipamentos mais modernos, Acrescenta-se ao prejuízo a perda de óleo gerada com vazamentos ou rupturas de mangueira, o que também implica a contaminação do sistema e, pior ainda, o risco de danos ao meio ambiente.