Mangueiras de borracha

Uma mangueira de borracha, apesar de se apresentar como um produto simples, é composta de uma enorme carga tecnológica, além da reunião de vários materiais em sua composição. Além da borracha e sua grande variedade de compostos possíveis, a mangueira é composta de diferentes camadas e materiais que atuam como reforço, como fios, cabos, telas metálicas e têxteis, etc. Em alguns casos contam com cabos metálicos, normalmente em cobre, paralelos a toda a extensão da mangueira, responsáveis pela condução de corrente elétrica de um sistema, como nos casos de aterramento em sistemas de abastecimento de combustível.

Mangueiras de borracha

De modo geral, apesar do grande número de variações que podem ser encontrados, a mangueira de borracha possui alguns elementos fundamentais:

- O tubo interior, também conhecido como forro interior ou alma da mangueira;

- Elementos de reforço. Confeccionados de materiais têxteis ou metálicos, podendo ser utilizados como fios, fibras, malhas, telas, etc.

- Camadas intermediárias. Normalmente em borracha, servem como elementos de ligação entre todas as camadas.

- Tubo exterior ou capa exterior.

.

Veja aqui toda a linha de mangueiras de Borracha

.

Processos de fabricação das mangueiras de borracha

As mangueiras de borracha podem ser fabricadas por vários processos. No entanto, em essência, todas elas são produzidas por um de quatro processos:

1 – As mangueiras de borracha podem ser construídas se utilizando de um mandril rígido em aço como base, podenso se utilizar de sistemas manuais ou automatizados.

2 – Atraves de processos de extrusão;

3 – Também podem ser fabricadas através de uma extrusora com fieira mkóvel controlada por um computador. Esse tipo de processo é utilizado na extrusão de mangueiras com muitas curvas, contando com o reforço de fibras.

4 – Processo conhecido com PLCV - Pressurised Liquid Salt Continuous Vulcanization. Esse processo é uma variação do processo de vulcanização em contínuo.

Apesar da grande variedade de processos existentes para a fabricação de mangueiras de bgorracha, as mangueiras atuais são normalmente vulcanizadas em autoclave e com processos de vulcanização em contínuo − em banhos de sais fundidos ou com radiação de alta frequência.

A fabricação da maior parte das mangueiras de borracha atualmente é realizado de modo totalmente automatizado, desde a extrusão do tubo interior, a aplicação dos materiais de reforço, as camadas intermediárias, telas de blindagem, capa externa, etc.

.

Escolhendo a mangueira corretamente

A grande variedade de mangueiras abre espaço para a utilização de materiais cada vez mais específicos, com características que atendam às necessidades da indústria de forma cada vez mais customizada. Desse modo a escolha da mangueira ideal passa pela análise de uma série de parâmetros, de modo a garantir a máxima performance de todo o sistema.

As mangueiras de borracha são caracterizadas por alguns parâmetros, dentre eles: aspectos dimensionais, construtivos e aplicação.

Os aspectos dimensionais de uma mangueira de borracha são diâmetro exterior, diâmetro interior e comprimento.

Os aspectos construtivos são um pouco mais complexos, envolvendo os materiais utilizados, técnicas empregadas, etc. Dentre esses parâmetros estão: Tipo de composto de borracha utilizado (natural, nitrílica, além de compostos variados, cor da borracha. Espessura da parede da mangueira, material utilizado no reforço, tipo de reforço (telas, fios, malhas, fibras, etc), camadas intermediárias, dentre outros parâmetros.

Em sua aplicação, são consideradas características relacionadas ao ambiente de uso da mangueira de borracha, como a pressão de trabalho (constante, picos, etc), serviço em vácuo, raio de dobra, tipo de fluído a ser transportado, temperatura do ambiente e do fluído, ambiente de aplicação, resistência ao esmagamento, dobras e substâncias corrosivas, intempéries e exposição ao tempo (sol, chuva), etc.

Existem muitos tipos de mangueiras industriais, todas projetadas para uma determinada aplicação ou várias aplicações relacionadas. Quando se utiliza as terminações adequadas na mangueira para dada aplicação, a vida útil da mangueira se extende.

.

Uma forma eficaz de lembrar os critérios de seleção de mangueira é lembrar a palavra:

S T A M P E D

S = (Size) Tamanho: diâmetro interno, diâmetro externo e comprimento.

T = Temperatura: máxima e mínima º C.

A = Aplicação, como e onde será utilizada, e se há alguma necessidade especial.

M = Material transportado: ar, água, produtos químicos (concentração e temperatura), petróleo, etc.

P = P ressão de trabalho e/ou de sucção.

E = (Ends) Terminações de conexões

D = (Entrega) Volume e Velocidade do fluido a ser conduzido.

.

Terminais de mangueiras Gates

terminais para mangueiras de borracha

.

1 - Retos

A mangueira têm o diâmetro das extremidades igual ao de seu corpo.

2 - Com Punhos

A mangueira apresenta as extremidades com diâmetro interno maior ao de seu corpo, para acoplamento a condutos metálicos através de braçadeiras.

3 - Flanges Full Face

Os Flanges são vulcanizados na mangueira de forma que os mesmos ficam totalmente revestidos de borracha isolando o flange de possíveis desgastes gerados por ataques químicos ou de elementos abrasivos.

Flanges conforme ANSI B16.5 150# ou 300#. Para outras normas ou sob desenho consultar a Gates.

4 - Niples

Os Niples são fixados nas mangueiras no processo de fabricação e podem roscados.

5 - Niples e Flanges

Os Niples são fixados nas mangueiras no processo de fabricação e os Flanges podem ser rosqueados ou soldados nos Niples. Indicados para transferência de derivados de petróleo e outros insumos em portos, terminais de soja, e fábricas de fertilizantes. Flanges conforme ANSI B16.5 150# ou 300#. Para outras normas ou sob desenho consultar a Gates.

.

Fale com a Bormax